Kart Mônaco relembra início da carreira de Ayrton Senna no Kart
Buscar

Kart Mônaco relembra início da carreira de Ayrton Senna no Kart

Hoje, dia 01/05/2019, completam 25 anos de saudades de Ayrton Senna, e nessa data de homenagens ao campeão, Kart Mônaco Fortaleza relembra como foi o início de sua carreira a partir do Kart.

Aos quatro anos de idade Ayrton Senna ganhou o seu primeiro kart construído pelo pai.


Competiu pela primeira vez aos 9 anos, numa corrida amistosa nas ruas de Campinas-SP.

Foi também a sua primeira pole position, definida em um sorteio.


A primeira vitória oficial no kart foi no Kartódromo de Interlagos, em 1973, quando Ayrton tinha 13 anos.


Ayrton Senna conquistou inúmeras vitórias e títulos de campeão paulista, brasileiro e sul-americano em competições de kart.


Senna teve cinco participações em mundiais de kart. Disputado sempre no mês de setembro, a estreia do brasileiro foi 1978, em Le Mans (França), onde terminou a competição com o sexto lugar. Na sequência, vieram dois vice-campeonatos: Estoril (Portugal) em 1979 e Nivelles (Bélgica) em 1980.


Em Portugal, Ayrton empatou em número em pontos com o holandês Peter Koene, mas ficou atrás do campeão nos critérios de desempate. O brasileiro venceu a terceira das três baterias finais mas, diferentemente dos anos anteriores, o resultado da semifinal era mais importante que a última bateria em caso de empate, por isso Koene ficou com o título. Na Bélgica, mais um holandês acabou tirando o sonho de Senna. O título ficou com Peter de Bruyn.


Após vencer sua última corrida na F-1, na Austrália em 1993, Ayrton foi perguntado sobre quem seria seu maior rival da carreira. A resposta surpreendeu muitas pessoas, já que o brasileiro lembrou do seu grande rival no kartismo: Terry Fullerton.


“Eu teria de voltar a 1978, 1979, 1980… quando estava no kart. Eu tinha um companheiro de equipe… Fullerton, o nome dele era Fullerton. Era muito experiente, e eu gostei muito de correr contra ele. Porque ele era rápido, era consistente, ele era, para mim, um piloto muito completo. E era só corrida, era pura corrida. Não havia política, nem dinheiro envolvido. Tenho uma ótima lembrança daquela época”, disse Senna na entrevista coletiva após a corrida em Adelaide.


Mais experiente no kartismo, Fullerton ficou atrás de Ayrton nos dois vice-campeonatos do brasileiro, porém, já havia conquistado o tão sonhado título mundial em 1973. O britânico nunca chegou a correr de Fórmula 1, mas acreditava que Ayrton tinha um grande potencial para o futuro, na época.


“Senna sempre foi bom em aproximar as pessoas que tinha ao seu redor. Ele não se propunha fazer isso de propósito, mas ele tinha o tipo de carisma, habilidade e velocidade que levaram as pessoas que trabalharam com ele, realmente apoiá-lo”, disse Fullerton, em entrevista para Tony Dodgins, autor do livro “Senna All his races”.


A partir de 1981, Ayrton decidiu que era o momento de entrar nas competições automobilísticas da Europa, mas, mesmo assim, não abandonou seu grande companheiro da infância e adolescência. Disputou o Mundial de kart daquele ano em Parma (Itália), ficando em 4º lugar. Sua última participação foi em 1982, em Kalmar (Suécia), onde foi apenas o 14º. O brasileiro estava com o foco total na Fórmula Ford 2000, onde havia acabado de conquistar o título europeu e britânico. O projeto para 1983 era a Fórmula 3, último degrau para chegar até a Fórmula 1.


Faça um tour nas fotos de Ayrton Senna na época do kart e se apaixone ainda mais por esse esporte radical!


1973

1974


1975


1976


1977


1978


1979


1980


1981


1982



Fonte: https://www.ayrtonsenna.com.br/piloto/kart/


Nossas sinceras saudades desse grande piloto que a partir do kart conseguiu chegar tão longe!


Inspire-se na história de Ayrton Senna e coloque seu sonho em prática agendando sua bateria no Kart Mônaco Fortaleza!

• 👌 Agende no site, direct ou pelo Whatsapp em nossa BIO. https://linktr.ee/kartmonacofortaleza • 👨‍💻 Tudo muito simples! Junte sua turma, sua família ou venha conhecer nossa estrutura tecnológica para cadastro eletrônico com emissão do termo de responsabilidade automático. Tudo bem simples! • 👨‍👩‍👦‍👦 Preços individuais e baterias com até 10 pessoas; • 🚥 Todos os pacotes são com tomada de tempo para definição do grid de largada. Uma experiência irada! Os 5 primeiros minutos contratados serão utilizados para tomada de tempo e você ainda tem uma volta antes da tomada de tempo para se acostumar com o kart e conhecer o traçado; • 💳💸 Aceitamos pagamento em espécie e cartão de crédito/débito.



15 visualizações

Kart Mônaco Ltda EPP

CNPJ: 23.522.705/0001-74


Av. Presidente Costa e Silva , 3050 - Jangurussú 
CEP  60.750-022 - Fortaleza - CE

contatokartmonaco@gmail.com

©2018 by Kart Mônaco. Criado por Sara Pessoa